A verdadeira...

A verdadeira...
Amor à camisola...

10 de jun. de 2009

JN
10 Junho 2009

Início | Multimédia | Blogues | Viva+ | Opinião | Domingo | Dossiês | Cidadão Repórter | Serviços
Director
José Leite Pereira

Director Adjunto
Alfredo Leite

Subdirector
Paulo Ferreira

ver capas da
edição impressa
Pesquisar
Login/Registo
PDA | RSS
Últimas Nacional Sociedade Polícia Economia País Mundo
Desporto
Cultura Gente Tecnologia Média

Nacional rss

Cavaco Silva pede boa gestão do orçamento das Forças Armadas

O Presidente da República, Cavaco Silva, defendeu, nas comemorações do 10 de Junho, em Santarém, que deve ser dada prioridade à formação dos militares e sublinhou que as Forças Armadas devem "operar eficientemente dentro dos limites orçamentais impostos".

Cavaco Silva dedicou o seu discurso às Forças Armadas durante a cerimónia militar que assinala esta quarta-feira, em Santarém, o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, destacando o desempenho dos militares em operações internacionais e a nível nacional e a importância da sua formação. O Presidente admitiu alguma preocupação com a falta de preparação física dos jovens, demonstrada pela elevada percentagem de candidatos a militares que são eliminados nas provas físicas.

"Face aos objectivos que se pretendem atingir com as Forças Armadas, importa assegurar a disponibilização de meios adequados à existência de um sistema militar coerente, capaz de operar eficientemente dentro dos limites orçamentais impostos", salientou o Presidente da República, na sua intervenção.

Cavaco Silva acrescentou que "os elevados padrões de disciplina e de coesão que o país deve exigir às Forças Armadas impõem um especial cuidado na salvaguarda da condição militar dos homens e mulheres que as integram", além de, salientou, "uma preocupação acrescida de justiça na definição das suas condições socioprofissionais".

Durante o seu discurso, o Chefe de Estado insistiu na atenção à formação dos militares.

"Em todos os processos de transformação das Forças Armadas, mais do que a actualização tecnológica dos recursos materiais, sobressai a qualidade dos recursos humanos como o mais valioso activo da instituição militar. Daí a prioridade que deve ser dada ao apuramento da sua formação", destacou o Presidente da República.

Cavaco Silva salientou que o ensino deverá incluir "uma sólida formação ética e comportamental dos jovens militares", lembrando que "a capacidade e o treino físico são condições indispensáveis para o exercício da profissão militar".

A este propósito, o Presidente referiu que cerca de 40 por cento de candidatos às escolas militares são eliminados nas provas físicas, um dado que considerou "uma característica das sociedades modernas", mas que disse ser "com certeza preocupante".